Bem Vindo a Academía Ética
Ensino baseado em cMOOC



A aplicações dos MOOC´s (Massive Open Online Course - Cursos Online Massivos e Gratuitos) no ensino dos temas transversais contemporâneos, especificamente a “ética e sexualidade”. Usaremos as diretivas da BNCC e UNESCO. Serão Pesquisados os tipos existente de MOOC, metodologias pedagógicase didáticas existentes para o EAD com foco principal na aplicação do cMOOC para atender as demandas atuais por conteúdos rápidos, pontuais, coerentes e que possam melhorar a retenção dos alunos nos cursos.

Os cMOOC são cursos curtos de no máximo 50 minutos,divididos em 15 minutos de conteúdo, o restante é dividido entre questionários, fórum ou análise discursiva em pares. Este formato torna os cursos mais modernos, atratívos e interativos, seguindo as tendências atuais dos streamings como o Youtube, neste site livre de noticias falsas e ideologia.

A abordagem ética dos Temas Transversais por meio dos MOOC´s visa tornar os conteúdos mais homogêneos, proporcionando a didática necessária para atender a demanda massiva de milhares de participantes, minimizando conflitos por meio da abordagem ética, sem induzir o juízo de valor, fazendo conviver entre si na sua diferença.

Segundo Stuart Mill (1859) respeitando o principio da liberdade individual. Iremos propor nesta abordagem os cMOOC, com a utilização das TIC´s para otimização dos conteúdos, pretendemos torná-los mais dinâmicos, compactos, interativos e ricos em conteúdo.


Cursos em cMOOC


Cursos menores de 50 minutos com varias ferramentas tecnológicas de apresentação, conteúdo compactado com foco na potencialização cognitiva.

Ética e Sexualidade


Abordagem etica sobre o comportamento sexual, socioemocional visando a responsabilidades, cidadania, direitos e deveres um dos focos principais da BNCC

Pesquisa de TIC´s


Pesquisa desenvolvida no curso de pós graduação em TI aplicada a Comunicação e Ensino do IFSP Campinas com foco na aplicação dos MOOC´s

A Ética
Deveres para ter Direitos ?

A ética é a base da Cidadania que segundo a filosofia é o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na Constituição de um país, por parte dos seus respectivos cidadãos (indivíduos que compõem determinada nação). Também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada. Uma boa cidadania implica que os direitos e deveres estão equilibrados, o respeito e a responsabilidade no cumprimento de ambos contribuem para a formação dos PROFISSIONAIS e do CIDADÃO, criando uma sociedade mais justa, responsável, menos polarizada e baseada no respeito mutuo, ética!

Pesquisadores
em TIC´s



team member img

Roberto Barreto

Pesquisador

Professor, Consultor e Pesquisador de TI e TIC´s

team member img

José Ferraz

Orientador

Professor Doutor, Pesquisador e Orientador da Pós Graduação do IFSP Campinas

team member img

Colaborador

Colaborador

Texto

team member img

Colaborado

Colaborador

Texto